No Início do ano de 2017, a Secretaria de Educação de Minas Gerias (SEE-MG) investiu na contratação de um profissional Nutricionista para atendimento das escolas estaduais. Sendo assim as nossas 41 escolas já foram orientadas em vários aspectos, são eles: Elaboração dos cardápios, Controle higiênico sanitário, Programa de Alimentação e Educação Nutricional, e Monitoramento e Orientação do Programa de Agricultura Familiar.

Importante ressaltar que este trabalho é desempenhado pela primeira vez no ambiente escolar, que com pouco tempo de execução já demonstra resultados positivos, como por exemplo na adequação do cardápio escolar à demanda nutricional dos alunos de forma saudável.

Sendo assim, no 2º semestre de 2017, várias ações foram executadas para melhoria das cantinas (cozinhas) das escolas estaduais situadas nos 19 Municípios que pertencem à jurisdição da SRE-São João del-Rei. Ações estas que se fizeram através de visitas técnicas do profissional, coleta de dados, registros fotográficos, palestras, oficinas e principalmente capacitações.

As capacitações foram direcionadas aos manipuladores de alimentos, ASBs, ATBs Financeiros, diretores e demais servidores envolvidos no programa da alimentação escolar.

O nosso objetivo para 2018 é dar continuidade ao trabalho, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento biossocial, aprendizagem, rendimento escolar e para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos de forma efetiva. Isto, através de ações de Educação Alimentar e Nutricional e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais durante o período em que os alunos permaneçam na escola.

 Sendo assim será desenvolvido em tempo ágio, juntamente com a SEE-MG, um Cronograma de atividades para este ano, para que os alunos possam ter garantido o direito da alimentação adequada, como previsto no Artigo 6º da Constituição Federal nº 064/2010.

“ O direito Humano a alimentação adequada está   contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos direitos humanos em 1948”.

Segundo a Declaração Universal dos direitos humanos (1948), a alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, de modo contínuo.  Entende-se que esse direito seja adequado ao contexto e as condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia e cultura ou grupo social.

Assim, é de fundamental importância o desempenho do trabalho do Nutricionista do quadro técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo que este desenvolve melhorias significativas no ambiente e na alimentação escolar do aluno, o qual é nosso objetivo.

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino São João Del Rei

Rua Henrique Benfenatti, 110

Bairro São Judas Tadeu

CEP:36307042 - São João del-Rei -MG

Telefones de Contato