
O Projeto surgiu a partir das demandas colhidas através das leituras dos cadernos de produção de textos dos alunos, após a observação da professora de Língua Portuguesa de que, por mais que os alunos gostassem de conversar entre si durante as aulas e trocassem diariamente centenas de mensagens por meio do celular, nem sempre conseguia alcançá-los durante as práticas de oralidade e escrita desenvolvidas como parte do conteúdo programático de Língua Portuguesa. No entanto, quando o assunto envolvia o aspecto emocional diante da vida, das lutas e desafios inerentes a ela, a adesão era quase completa. Segundo a professora idealizadora do projeto, Laila Sousa Pires: "pude confirmar isso quando passei a compartilhar um pouco sobre minha história pessoal de superação e notar que os alunos se mostravam atentos e interessados não somente em me ouvir, mas também e, principalmente, em compartilhar suas próprias histórias." A partir disso, surgiu a criação de um grupo de leitura em que o aluno participante pudesse conciliar o aprimoramento de suas habilidades linguísticas às habilidades de lidar consigo mesmo e suas realidades internas (psicológicas) e locais (problemas escolares, financeiros e familiares), contribuindo para a formação de sua autonomia enquanto aluno e cidadão.