O relato de caso O Dilema Da Arte Contemporânea Na Escola: O Caminho Para uma Escola Mais Democrática dos estudantes Brenno N. Alves, Lorany E. P. Andrade e Louise C Zin foi selecionado para o Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (SIAUS) e a apresentação de um dos alunos acontecerá no dia 27 de outubro. O trabalho foi um relato referente à atividade No dia de Museu na Escola, que era um momento destinado a transformar a escola em espaço de arte contemporânea de performances e instalações artísticas e fazia parte do projeto interdisciplinar “Diversidades: uma escola para todas e todos”, desenvolvido em conjunto com mais os professores Gabriela Sacramento Palmeira da Silva Rios, Roberta Mara Resende, Weverton Andrade Silva, Arthur Franco e Silva e Aline Mara Figueiredo, das disciplinas Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Filosofia, sob a supervisão de Fátima Terezinha de Lima e Doriana Maria de Oliveira, especialistas em educação da escola. O projeto durou quase nove meses e teve rodas de conversas, debate, apresentações artísticas e visitas à UFSJ, palestras, café filosófico, apresentação de filmes e documentários, construção de textos como dissertações e artigos de opinião. Destaca-se que o mesmo teve importância na formação social, além da estritamente educacional, por proporcionar diálogos a respeito de: racismo, preconceitos ligados à comunidade LGBT, desafios sociais, pressão psicológica, intolerância religiosa, violência contra as mulheres, machismo, preconceito contra pessoas com necessidades especiais, trabalho escravo, trabalho infantil, aborto e entre outros temas. O projeto visava preparar os alunos para o ENEM e para conviver em uma sociedade de pluralidades e diferencias sociais.
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino São João Del Rei

Rua Henrique Benfenatti, 110

Bairro São Judas Tadeu

CEP:36307042 - São João del-Rei -MG

Telefones de Contato