A rede estadual de ensino terá uma nova educação integral, com expansão no número de vagas e escolas atendidas, a partir do segundo semestre deste ano. O modelo traz uma matriz curricular articulada entre as áreas de conhecimento e os campos integradores. Além das matérias regulares da base comum, os alunos terão aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, entre outras disciplinas que passam a fazer parte da matriz pedagógica.

Critérios
Para a seleção das escolas que iniciarão as atividades no dia 29 de julho próximo foram considerados os seguintes critérios: ter ofertado o tempo integral no ano passado e solicitado continuidade no Plano de Atendimento para 2019; ter oferta de ao menos uma turma de educação básica; oferecer ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos de início da oferta e possuir sala ociosa no contraturno para atender o modelo proposto de oferta progressiva.

As turmas do ensino integral criadas para o segundo semestre não serão mais multisseriadas, ou seja, formadas por alunos de diferentes idades e níveis educacionais, como vinha acontecendo no modelo antigo. A partir de agora as turmas são únicas, com progressão e trajetória regulares, acompanhamento de frequência também no contraturno e matriz curricular integrada.

O período do processo de designações será do dia 16/07/2019 a 25/07/2019 os editais de designação devem ser acompanhados aqui.

Será observada na designação:
A Listagem de Classificação Professor Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico, para os campos integradores: Laboratório de Matemática, Estudos Orientados e Leitura e Produção Textual.
A Listagem de Classificação Professor de Oficina para os campos integradores Comunicação e Linguagens (6º ano do Ensino Fundamental), Cultura e Saberes em Arte (4 º e 5º do Ensino Fundamental), Educação para a Cidadania, Esporte e Recreação (4 º e 5º
ano do Ensino Fundamental), Projeto de Vida (6º ano do Ensino fundamental)
Acesse a listagem aqui

Alertamos que conforme a legislação vigente, as aulas dos Campos Integradores para as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental deverão ser atribuídas somente com
professores habilitados. Para as demais designações das turmas do 6º ano do ensino fundamental, a escola deverá observar o anexo V da Resolução SEE nº 3.995/2018.

Na SRE São João del-rei as escolas ofertantes da Educação Integral e Integrada serão:
EE Adílio José Borges (Conceição da Barra de Minas)
EE Padre Crispiniano (Ritápolis)
EE Deputado Mateus Salomé (São João del-Rei)
EE Henrique Pereira Santiago (São Tiago)
EE Professor Iago Pimentel (São João del-Rei)
EE Amélia Passos (Santa Cruz de Minas)

Os interessados em atuar na Educação Integral e Integrada devem estar atentos às orientações abaixo:

Observação Importante:
Para atuar em quaisquer campos integradores será exigido do professor declaração de próprio punho referente ao perfil exigido conforme item 9 do Anexo 3