MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE CONTRASTE: FONTE:

História

Em 1958, a 21ª Delegacia Regional de Ensino de São João del-Rei funcionava, primeiramente, com Agrupamento de Inspetoria Seccional de Ensino, tendo como Inspetor Chefe o Sr. José Américo da Costa.

Em 1964, foram criadas pelo Governador do Estado de Minas Gerais as Delegacias Regionais de Ensino, para possibilitar a descentralização administrativa nos três níveis de ensino: primário, médio e superior.

Nossa cidade, entre as muitas indicadas, teve o privilégio de ser escolhida para a sede de uma dessas Delegacias , ajustada que estava aos critérios adotados para a escolha: facilidade de acesso entre a área de abrangência, sede de desenvolvimento cultural, social e econômico, facilidade de comunicação com a capital do Estado, posição geográfica favorável, densidade demográfica.

De acordo com a necessidade e conveniência do serviço, várias portarias e resoluções foram definindo sua estrutura e atribuições. Sua ação ganhou maior vulto a partir de 1º de janeiro de 1968, com as determinações da Portaria 40/67, que implantava definitivamente o sistema de descentralização administrativa do Estado.

Passaram, então, à jurisdição das Delegacia Regionais de Ensino, muitas das atribuições que até então eram de competência da Secretaria de Estado da Educação. Tal sistema facilitou a racionalização do serviço público pelo melhor controle das atividades e pelo atendimento às Escolas, além da dinamização de toda a máquina administrativa do Estado, favorecendo a comunicação entre o governo e os municípios.

Em 1994, houve mudança de denominação para Superintendência Regional de Ensino.

Desde a época que ainda funcionava como agrupamento até hoje, passaram por esta casa Inspetores Chefes, Delegados ou Superintendentes: Avany Villena, Sylvia Teodoro de Souza, Marília Martins Ferreira, Cléa Santos Cardoso, Dora de Souza Parma, Nelson Antunes de Carvalho, Maria Luiza Carneiro, Valderez Dias Beltrão, Alberto Magno da Silva, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, Maria de Lourdes Lourenço de Oliveira, Ana Lúcia Lobão Resende Fam, Maricéa do Sacramento Santos, Maria Aparecida Mendes Resende e, atualmente, Adriana Leitão.

Superintendência Regional de Ensino São João Del Rei Rua Henrique Benfenatti, 110

sre.sjdelrei.gab@educacao.mg.gov.br