O professor de Artes e mestrando de “Teoria Literária e crítica da cultura” (PROMEL – UFSJ) Weverton Andrade Silva e a professora de geografia Myrna Valéria Pires Bonsolhos promoveram a palestra: “Escola Democrática e inclusiva um espaço para todas e todos”, através do projeto Escola em Movimento do Governo de Minas Gerais.

A palestra iniciou com o curta-metragem: Hoje eu não quero voltar sozinho (2010) do diretor Daniel Ribeiro, em seguida foi explicado sobre política de uso do espaço público, combate a discriminações e promoção dos direitos humanos. Em seguida a palavra foi passada aos discentes, para contextualizar a escola em que os mesmos vivenciam.
A palestra foi montada juntamente com as supervisoras Fátima Terezinha de Lima e Doriana Maria de Oliveira .Os alunos e alunas fizeram uma avaliação da escola, professores, direção, supervisão e colegas de turmas. Os resultados foram explanados á Comunidade Escolar no dia 27 de agosto, foi um momento destinado à reflexão de como a comunidade escolar pode aprimorar as relações humanas neste espaço educacional e promover a cidadania.